O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) divulgou o cronograma completo de sua participação na 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada entre 10 e 21 de novembro, em Belém (PA).
Com o mote “Sistemas alimentares aquáticos e povos das águas no centro do debate climático”, o MPA terá uma presença abrangente em três espaços da conferência — Blue Zone, Green Zone e AgriZone — com painéis técnicos, apresentações e mesas de debate sobre temas como pesca artesanal, aquicultura sustentável, bioeconomia, inovação e políticas públicas de adaptação às mudanças do clima.
Baixe aqui o pdf com a programação detalhada de cada painel do MPA na COP30.
Na Blue Zone, o ministro André de Paula presidirá painéis nos dias 19 e 21 de novembro, ao lado de autoridades brasileiras, representantes da sociedade civil e parceiros internacionais, a exemplo da FAO, UNCTAD, WorldFish, Aquatic Blue Food Coalition, Aquatic Food & Ocean Breakthroughs Marrakech Partnership. Os encontros abordarão a pesca e da aquicultura como soluções baseadas na natureza e o papel mulheres das águas na ação climática.
Na Green Zone, os debates terão como foco a algicultura e o emprego de algas como bioinsumos para sistemas alimentares resilientes. Na AgriZone, o ministério promoverá uma série de eventos voltados à pesca artesanal, à aquicultura tradicional amazônica e à integração do setor aquícola nas estratégias nacionais de enfrentamento às mudanças climáticas.
Toda a programação e as informações detalhadas sobre cada painel estão disponíveis na aba especial da COP30 no site do MPA, atualizada constantemente com notícias, agendas e propostas do ministério.



















