Brasil apoia proposta sul-africana de promoção da alfabetização

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a foto oficial da Cúpula do IBAS, ao lado do presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, e do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. Foto: Ricardo Stuckert/PR

publicidade

O Brasil se manifestou de forma positiva à proposta apresentada pela África do Sul para a criação da Rede de Aprendizagem Fundamental de Qualidade do Fórum de Diálogo Índia-Brasil-África do Sul (IBAS). A iniciativa foi discutida no domingo, 23 de novembro, na 6ª Cúpula de Líderes do IBAS, evento que ocorre à margem da Cúpula de Líderes do G20. A ideia é que os três países desenvolvam, de forma colaborativa, um acordo voltado ao avanço da alfabetização e do letramento matemático de crianças, com previsão de implementação em 2026. 

O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a primeira infância como prioridade para a política educacional dos países. “Junto dos presidentes da Índia e da África do Sul, na última semana, o presidente Lula avançou nas tratativas pela criação da Rede de Aprendizagem Fundamental de Qualidade, um marco da cooperação Sul-Sul, para implementação em 2026. O objetivo é cuidar das nossas crianças, garantindo educação de qualidade desde a primeira infância para enfrentar as fronteiras da desigualdade social, com equidade e inclusão”.

Leia Também:  MEC participa de audiência sobre exame nacional de medicina

A proposta já havia sido discutida em outubro, na reunião ministerial do IBAS realizada às margens do Grupo de Trabalho em Educação do G20, em Skukuza, na África do Sul. Na ocasião, a ministra da Educação Básica do país, Siviwe Gwarube, lançou a ideia da rede, com o apoio manifesto do ministro da Educação do Brasil, Camilo Santana. O objetivo é fortalecer a cooperação internacional para promoção de uma educação fundamental de qualidade. A expectativa da África do Sul é consolidar a rede como uma das prioridades de sua presidência do IBAS em 2026. 

Missão – Durante missão presidencial à Cúpula do IBAS, realizada nos dias 22 e 23 de novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou o compromisso do Brasil com a cooperação trilateral e o fortalecimento da voz dos países do Sul Global no cenário internacional. Em suas intervenções, Lula destacou que a Índia, o Brasil e a África do Sul “compartilham muitas causas e têm muito a dizer para o mundo”, afirmando que os três países dividem desafios semelhantes e podem avançar conjuntamente em agendas estruturantes, como educação, combate à pobreza, igualdade de oportunidades e desenvolvimento sustentável. 

Leia Também:  PDDE: MEC traz orientações para resolução de pendências

Ao longo da cúpula, o presidente defendeu que a parceria entre as três nações deve contribuir para reduzir desigualdades e ampliar políticas públicas que promovam direitos, com ênfase na formação das novas gerações. Nesse contexto, a proposta sul-africana da Rede de Aprendizagem Fundamental de Qualidade se alinha ao compromisso de ampliar a colaboração internacional em áreas essenciais para o desenvolvimento humano. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Assessoria Internacional (AI) 

Fonte: Ministério da Educação

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade