Mãe atípica compartilha trajetória com a filha autista e inspira mães durante o TJMT Inclusivo

publicidade

Uma das palestras emocionantes do TJMT Inclusivo em Rondonópolis, a servidora do Poder Judiciário de Mato Grosso Adriana Souza comoveu o público ao compartilhar a trajetória vivida ao lado da filha Maria Clara, jovem autista e artista plástica. Entre lembranças, fé e resiliência, mãe e filha subiram ao palco unidas por um vínculo que Adriana define como “um laço de apoio e amor, onde uma fortalece a outra todos os dias”.

Durante a fala, Adriana narrou momentos marcantes desde a gestação, quando enfrentou complicações de saúde, até o crescimento da filha, que passou por longos períodos de internação e diversas terapias. “A maternidade atípica me mostrou que não sou definida pelo medo ou pelas dificuldades, mas pela fé e pela esperança que me movem todos os dias”, disse.

Hoje, Maria Clara expressa sua sensibilidade por meio da arte. Suas pinturas, expostas durante o evento, refletem as cores, as texturas e o brilho que fazem parte de sua personalidade. “A Maria Clara é um milagre de Deus na minha vida. Desde pequena, ela sempre amou o brilho, nas roupas, nas cores, e foi através das telas que ela começou a mostrar ao mundo o seu talento”, contou Adriana.

A servidora destacou também os desafios cotidianos de conciliar o trabalho com os cuidados da filha. “Vivemos uma montanha-russa de emoções entre hospital, terapias, e rotinas que exigem paciência e renúncia. Tenho sempre comigo doses de fé e esperança. Minha força vem do alto, onde alimento minha alma e fortaleço minha missão aqui na Terra”, afirmou.

Leia Também:  TJMT reconhece quebra de cláusula de não concorrência em disputa entre restaurantes de Cuiabá

Mesmo diante das dificuldades, ela não perdeu o brilho no olhar ao falar sobre o amor que move sua jornada. “Sempre estive ao lado da Maria Clara, apoiando seus sonhos e sendo o porto seguro na sua maneira de ser”, relatou.

Com leveza e sinceridade, Adriana também compartilhou o aprendizado de respeitar o tempo e as necessidades da filha. “Nem sempre conseguimos estar em todos os lugares. Às vezes é preciso parar, respirar e simplesmente acolher”.

O testemunho de Adriana ecoou entre mães, pais e profissionais presentes no evento, que se viram refletidos em sua história de dedicação e fé. “Para todas as mães que são exemplos de apoio e amor, o meu profundo agradecimento”, concluiu, sob aplausos do público.

A palestra, demonstrou a importância de espaços de diálogo e conscientização como o TJMT Inclusivo, que tem como propósito promover empatia, respeito e inclusão dentro e fora do Judiciário.

O TJMT Inclusivo – Capacitação e Conscientização em Autismo é uma ação realizada pela Comissão de Acessibilidade e Inclusão do Poder Judiciário de Mato Grosso. A edição realizada em Rondonópolis foi a quinta. Cuiabá, Sorriso, Sinop e Cáceres já receberam o evento, que tem levado a conscientização e a capacitação sobre o TEA.

Leia Também:  Justiça intensifica combate a ações judiciais repetitivas em Rondonópolis

A próxima edição já tem data marcada: será dia 5 de dezembro, em Cuiabá.

Leia também:

Maria Clara transforma arte em voz e inspiração no TJMT Inclusivo

Autista, estudante de Medicina destaca a importância do diagnóstico e da informação

Judiciário debate desafios do autismo e aprova enunciados para garantir direitos de pessoas com TEA

Fisioterapia é fundamental para progresso de crianças atípicas, destaca palestrante

Diagnóstico tardio do autismo é tema de reflexão e conscientização

Psicólogo destaca importância do cuidado humanizado com famílias atípicas durante o TJMT Inclusivo

TJMT Inclusivo: Justiça Comunitária realiza atendimento oftalmológico para crianças autistas

TJ avança na construção de uma Justiça mais inclusiva e reúne quase 1,5 mil em capacitação sobre TEA

Especialista: reconhecer o autismo é compreender a diversidade humana com responsabilidade social

“Diagnóstico de autismo deve abrir portas, não criar bolhas”, afirma neurologista

Neurocientista Anita Brito defende educação inclusiva baseada na compreensão da neurodiversidade

Com leveza e verdade, jovem autista inspira plateia com sua história no TJMT Inclusivo

5ª edição do TJMT Inclusivo em Rondonópolis fortalece diálogo sobre autismo e inclusão

Autor: Dani Cunha

Fotografo: Alair Ribeiro

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade